Aconteceu na AEERJ

A AEERJ sempre busca aproximar as empresas Associadas do poder público, promovendo eventos e participando de atividades que estimulem essa interação. Leia aqui sobre algumas das principais ações da Associação.

Sugestões, dúvidas e críticas pelo e-mail: comunicacao@aeerj.org.br

Localize:
Página 2: registro 31 a 60 de 239
22/Jun/2015

AEERJ realiza curso com ministro do TCU e tem 93% de aprovação

Promovido pela AEERJ, o curso ``Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos´´, com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Sherman Cavalcanti, levou 60 profissionais das empresas associadas à sede da Associação no dia 19/06/15. Com carga horária de oito horas, o curso foi dividido em quatro blocos: 'Alteração de Contratos'; 'Reajuste, Revisão e Repactuação'; 'Rescisão Contratual'; e 'Aplicação de Sanções (Penalidades)'.

- A gestão e a fiscalização eficiente dos contratos administrativos é fator fundamental para o alcance dos melhores resultados da contratação - afirmou o ministro do TCU em sua apresentação.

Com conteúdo programático extenso e de profundo interesse dos participantes, que a todo momento fizeram perguntas ao ministro, a pesquisa de opinião aplicada revelou que 93% dos alunos aprovaram o conteúdo do curso. Já a metodologia utilizada alcanço 87% de satisfação.

Devido as frequentes dúvidas por parte das empresas associadas em relação à gestão de contratos administrativos, a AEERJ buscou um reconhecido conhecedor do tema no mercado. Na estrutura do TCU, o ministro Augusto Sherman Cavalcanti atuou também como analista de Controle Externo, assessor e chefe de gabinete do procurador geral.

22/Mai/2015

AEERJ participa de fórum na ALERJ

Foi realizada, em 21/05, a primeira reunião do projeto de articulação entre sociedade civil, autoridades e organizações não-governamentais que atuam no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. Durante o encontro, promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado, do qual a AEERJ é integrante, foi acordado que haverá uma atuação conjunta para a transformação do projeto da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em Unidades de Políticas Públicas. 

O governador, Luiz Fernando Pezão, anunciou que o Governo está elaborando um programa para a comunidade da Maré, que reúne 16 favelas e cerca de 130 mil habitantes.

- Vamos fazer um trabalho de integração para que tenhamos uma ocupação que vire referência - disse Pezão. 

De acordo com o presidente da ALERJ e do Fórum, deputado Jorge Picciani, a comunidade já recebe ações importantes, mas de forma desintegrada e desorganizada.

- As ações precisam de coordenações e o papel do parlamento é o de dialogar e de articular essas ações - reforçou Picciani.

Membros da Força de Pacificação dos governos estadual e municipal, do Poder Legislativo e do Poder Judiciário estiveram presentes. O presidente do Conselho da AEERJ, Francis Bogossian, e o presidente executivo, Luiz Fernando Santos Reis, também participaram da reunião, realizada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).

14/Mai/2015

AEERJ leva sua reivindicações ao Governo do Estado

O presidente executivo da AEERJ, Luiz Fernando Santos Reis, exerceu uma intensa agenda política durante o mês de maio. Foi recebido, no Palácio Guanabara, pelo governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão (dia 13/5), e pelo vice-governador, Francisco Dornelles (dia 12/05).

Esteve também com os secretários estaduais de Obras, José Iran (dia 12/05), e de Transportes, Carlos Roberto Osório (dia 12/05), dentre outras reuniões.

Luiz Fernando participou, ainda, em Nova Iguaçu (dia 13/05), do seminário Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados - Mobilidade Urbana, organizado por Vicente Loureiro, diretor-executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, e do qual a AEERJ é patrocinadora.

Em todas estas visitas, Luiz Fernando apresentou e reivindicou atenção especial das autoridades para garantir o fortalecimento das médias e pequenas empresas de infraestrutura do Rio de Janeiro, em consonância com outras associações similares, como a Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas de São Paulo (APEOP).

Entre as principais reivindicações estão: 

  • Regularização de empenhos e pagamentos;
  • Subdivisão de obras em maior número de lotes para possibilitar acesso de mais empresas ao mercado;
  • Elaboração de propostas para ampliar a participação de médias empresas em PPPs e Concessões;
  • Restrições à entrada de empresas estrangeiras nas licitações públicas no país.
22/Abr/2015

Mesa Redonda: A Crise, Qual a Saída?

O presidente do Conselho Consultivo da AEERJ, Francis Bogossian, mediou a mesa redonda com o tema " A Crise, Qual a Saída?", da qual participam o ex-governador Tarso Genro, o ex-ministro Roberto Amaral e o professor Luiz Fernandes (UFRJ). O encontro aconteceu no Clube de Engenheria, no Centro do Rio de Janeiro.

31/Mar/2015

O aplicativo da AEERJ pelo leitor QR Code

Pensando na comodidade de seus associados, o aplicativo AEERJ pode ser baixado via leitor QR Code.

Como usar: Abra o leitor de QR Code no seu smartphone e posicione-o em frente ao código. O aplicativo transformará o QR Code em mensagem que entrará direto no aplicativo AEERJ.

26/Mar/2015

Curso na AEERJ é aprovado pelos alunos

Mais uma vez, o curso "Desoneração sobre a Folha de Pagamento nas Empresas de Construção de Obras de Infraestrutura", realizado na AEERJ em 26/03, recebeu aprovação dos alunos. Para 69% dos participantes, o curso foi "Ótimo" e para 31%, "Excelente".

Resumidamente, a Medida Provisória nº 669/2015, que altera as regras para a desoneração da folha de pagamento, pode ser transformada em projeto de lei, mas não há a menor dúvida que as mudanças serão implementadas. Isso significa um aumento de 2% para 4,5% na alíquota de recolhimento pelo faturamento da empresa. 

A aula ministrada por Mariano Carneiro de Souza, professor do Sinduscon-SP e sócio do escritório Colucci e Carneiro Advogados Associados, contribuiu muito para ampliar o conhecimento sobre o assunto, segundo os participantes.

23/Mar/2015

Investimento em infraestrutura: saída para a crise

Investimento em infraestrutura é a saída para o Brasil voltar a crescer. Este foi, em síntese, o resultado de um estudo preparado pelo economista Raul Velloso e apresentado no dia 19/03, em Brasília, na reunião da COP/CBIC da qual a AEERJ participou.

No trabalho, Velloso demonstra que esta é a saída viável para o Brasil, tendo em vista que as outras opções para estimular o crescimento estão esgotadas, ou seja, o estímulo ao consumo e o aumento das exportações. O nível de endividamento das famílias brasileiras e a alta dos preços impedem novos avanços assim como o aumento das exportações está limitado pela queda do comércio mundial.

O economista mostrou que a crise atual é principalmente de confiança. Investimentos em bons projetos de infraestrutura são considerados fatores positivo pelas agências internacionais de avaliação de risco.  

Na mesma reunião, a Consultoria GO Associados apresentou um trabalho mostrando como estimular o crescimento das concessões em parcerias público privadas (PPPs) em infraestrutura. 

14/Mar/2015

Curso de Operadores de Máquinas de Terraplenagem no auditório da AEERJ

O Centro de Formação de Operadores e Especialização (CFO), em parceria com a AEERJ, promoveu no dia 14/03, a segunda turma do curso de Certificação de Operadores de Máquinas de Terraplenagem.

Pela legislação do Ministério do Trabalho, os operadores de máquinas pesadas precisam ser certificados dentro da Norma Regulamentadora NR-11, confirmando que estão aptos a trabalhar com o equipamento. O curso foi ministrado das 9h às 17h no auditório da AEERJ.

Já as aulas práticas foram realizadas, nos dias 28 e 29 de março, no Centro de Treinamento do CFO. 

A certificação, dentro das norma do Ministério do Trabalho (NR-11), foi para os seguintes equipamentos: Pá carregadeira; Retroescavadeira, Escavadeira, Bob Cat, Trator de Esteira, Motoniveladora. Os aluno poderão se certificar em até 3 (três) equipamentos.

10/Mar/2015

Palestra realizada com sucesso: Recuperação de Créditos Previdenciários

Quarenta representantes de empresas associadas participaram na AEERJ, em 10/03, da palestra sobre "Recuperação de Créditos Previdenciários" realizada por Edgar Muniz, diretor executivo, e Gustavo Lopes, diretor comercial, ambos da Agendaprev. Eles explicaram os passos para estas ações, lembrando que o crédito prescreve em 5 anos.

Na pesquisa feita entre os participantes ao final do evento, 80% classificaram a palestra como Boa e Ótima. Na pergunta feita sobre quais os assuntos de seu interesse, os mais votados foram Desoneração sobre a Folha de Pagamentos e eSocial.

Clique aqui para ver a apresentação.

05/Mar/2015

Francis recebe homenagem do Arsenal de Guerra do Rio

Na cerimônia de formatura em comemoração ao aniversário do Arsenal de Guerra do Rio, realizada em 06 de março, o presidente do Conselho Consultivo da AEERJ, Francis Bogossian, foi agraciado como "Amigos do AGR". O evento foi realizado no Arsenal de Guerra do Rio, no Caju.

03/Mar/2015

Palestra Firjan: Pezão promete editais para 2015

O presidente executivo da AEERJ, Luiz Fernando Santos Reis, participou do almoço-palestra, realizado no dia 02/03, na sede da Federação Nacional das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no qual estavam presentes o governador Luiz Fernando Pezão, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro e o vice-governador, Francisco Dornelles.

Na ocasião, o governador anunciou que pretende lançar as manifestações de interesse para empresas que queiram compor Parcerias Público-Privadas (PPPs), na execução de projetos de infraestrutura, com ênfase no setor de mobilidade urbana e nas obras de saneamento básico da Baixada Fluminense.

02/Mar/2015

AEERJ agora é filiada à CBIC

A AEERJ filiou-se à Câmara Brasileira da Indústria de Construção com objetivo de fortalecer a posição das construtoras de infraestrutura do Rio na discussão de temas relativos ao setor. 

No dia 18 de março, a CBIC realizou, em Brasília, o evento Brasil Eficiente - Propostas do Setor da Construção, no qual reuniu deputados federais para tratar de assuntos como lei de licitações, redução da burocracia, terceirização, consolidação de legislação ambiental, modelo de investimento de longo prazo, entre outros.

Com esta filiação, a AEERJ passa também a ter acesso às publicações e aos trabalhos desenvolvidos por suas Comissões Técnicas. Para consultá-los solicite a publicação ao Departamento de Comunicação da AEERJ. Estão a disposição dos associados os seguintes estudos:

  • O Custo da Burocracia no Imóvel;
  • Guia Contrate Certo - Guia para a constratação de empreiteiros e subempreiteiros na construção civil;
  • I Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção;
  • Desempenho de Edificações Habitacionais - Guia Orientativo para Atendimento à Norma ABNT NBR 15.575/2013;
  • Guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção.
25/Fev/2015

AEERJ vence ação contra a Prefeitura do Rio

"Não me parece possível a pretensão do Município de rever os contratos celebrados na vigência da Lei 12.844/2013 (Desoneração sobre a Folha de Pagamento das Construtoras), na medida em que o fundamento de tal revisão não se dá por fatos subservientes, mas sim pretéritos". Esta foi a decisão do Juiz Titular da 8a. Vara da Fazenda Pública, Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, publicada no dia 24/02/2015, confirmando a liminar ganha pela AEERJ no dia 30/01/2015.

Clique aqui para ler o despacho.

27/Jan/2015

A engenharia brasileira e o risco da desnacionalização

Foi publicado no dia 27/01/15, no Jornal do Commercio, o artigo do presidente do Conselho Consultivo da AEERJ, Francis Bogossian, sob o título "A Engenharia Brasileira e o risco de desnacionalização", no qual explica a importância das empresas de engenharia brasileiras, nessa crise instalada pela Petrobras. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

27/Jan/2015

Implantação do BIM na esfera governamental

Com o apoio da AEERJ, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, em 10/02, uma reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado. No encontro, foi debatida a “Implantação do Building Information Modeling (BIM) na Esfera Governamental”.

O evento, gratuito e aberto ao público, aconteceu no Auditório Senador Nelson Carneiro, no Palácio XXIII de Julho (Rua Dom Manoel, s/nº, Centro).

15/Jan/2015

A AEERJ chama atenção para a revisão do Sinapi

A Comissão de Obras Públicas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COP/CBIC), junto com o Sinduscon/BA e em parceria com a Caixa Econômica, realizou no dia 06/02, no auditório do Sinduscon-BA, palestra sobre a “Atualização do Sistema Referencial de Preços SINAPI”.

Luiz Fernando Santos Reis, presidente executivo da AEERJ, ressaltou a importância da participação das empresas associadas na palestra, tendo em vista que o sistema de custos unitário do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) vem sendo utilizado cada vez mais nas licitações públicas.

05/Jan/2015

AEERJ participa da posse do governador Pezão

O presidente executivo da AEERJ, Luiz Fernando Santos Reis, participou no dia 1º de janeiro de 2015, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), da solenidade de posse do governador Luiz Fernando Pezão e do vice-governador Francisco Dornelles. A AEERJ aplaude as indicações dos secretários que são ligados ao setor de construção, anunciadas pelo governador na cerimônia.

Os nomes citados para ocupar as pastas são: Hudson Braga, coordenador de Infraestrutura e Integração Governamental; José Iran Peixoto Júnior, secretário de Obras; Vicente Loureiro, coordenador da Câmara Metropolitana; Carlos Roberto Osório, secretário de Transporte e Júlio Bueno, secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços.

16/Dez/2014

Curso sobre eSocial atrai 31 alunos

Foi realizado na AEERJ, em 16 de dezembro de 2014, o curso "eSocial, Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (Aspectos Preparatórios)", que teve a participação de 31 alunos, funcionários de empresas Associadas. O curso foi avaliado como Ótimo por 50% dos participantes e Excelente por 38%. O nível de aproveitamento foi considerado Muito Grande por 50% e Grande por 46%.

Como o assunto ainda não está regulamentado, o foco do curso - ministrado pelo professor Mariano Carneiro - foi mostrar aos alunos a necessidade de se prepararem para a introdução deste novo sistema, chamando a atenção para vários detalhes que hoje passam desapercebido pela fiscalização mas que, uma vez que o eSocial entrar em vigor, poderá trazer grandes danos para as empresas. O curso incluiu material didático, almoço e certificado de presença. 

Do total de participantes, 96% consideraram importante a atualização deste assunto no próximo ano e 43% solicitaram a repetição do curso de Desoneração sobre a Folha Pagamento. 

03/Dez/2014

Associados confraternizam com Pezão

O governador Pezão foi recebido com muito carinho pelos associados
 Vicente Loureiro, subsecretário da Seobras, José Iran, secretário estadual de Obras e Henrique Ribeiro, presidente do DER-RJ aguardavam o governador na primeira fila da plateia
Na mesa principal: Francis Bogossian, presidente do Conselho Consultivo da AEERJ, Luiz Fernando Pezão, governador do Estado; Luiz Fernando Santos Reis, presidente executivo da AEERJ e José Iran, secretário estadual de Obras

Na quarta-feira, dia 3 de dezembro, a AEERJ teve o prazer de receber o governador Luiz Fernando Pezão para participar do coquetel de confraternização com os dirigentes das empresas associadas. Um rápido encontro no auditório da AEERJ, serviu para o presidente executivo, Luiz Fernando Santos Reis, anunciar que a Associação pretende, a partir do próximo ano, quando completa 40 anos, desenvolver, anualmente, ações de cunho social que beneficiem idosos e/ou crianças.

Aproveitou para entregar ao governador um Termo de Intenção de Doação que visa recuperar uma ala do hospital da Santa Casa da Misericórdia, como primeira ação deste programa. Esta ideia surgiu face ao sucesso alcançado com o Mutirão AEERJ-Delegacia Legal, realizado em maio de 2014, quando, atendendo a uma solicitação do governador do Estado do Rio, a AEERJ mobilizou 17 associadas que, em regime de doação e em curtíssimo prazo, recuperaram 13 Delegacias Legais para atender a demanda que seria originada em função da Copa do Mundo. Luiz Fernando entregou ao governador uma placa de agradecimento ao trabalho que vem realizando desde 2009 no setor de infraestrutura do Estado e confirmou o compromisso da AEERJ de apoiar o subsecretário Vicente Loureiro, em seu trabalho na Câmara Metropolitana.

Em seguida, Francis cumprimentou Pezão pela retomada do desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro que beneficiou, a seu ver, não apenas as empresas mas, primordialmente, os trabalhadores fluminenses. Pezão encerrou a homenagem garantindo que será possível manter pelos próximos anos, o mesmo ritmo de obras que vinha implementando no Estado. Em seus planos para os próximos dois anos estão: levar água para a Baixada Fluminense, promover o saneamento da Baia de Guanabara, urbanizar favelas, construir UPAS, escolas, e a Linha 3 do Metrô, investir no ensino profissionalizante e na segurança do Estado. Ao se levantar para participar do coquetel, anunciou que José Iran, atual secretário de Obras, continuará no cargo no próximo mandato. 

O secretário José Iran é aplaudido e cumprimentado quando o govenador Pezão anuncia que ele continuará à frente da Secretaria Estadual de Obras 

O governador Pezão participou, por quase uma hora, do coquetel de confraternização, que reuniu mais de 100 associados na AEERJ entre eles: (foto 1) Moscou (Carioca), José Ary Lacombe (FW) / (foto 2) Jefferson Paes (Darwin), Luiz Girardi (RL2), Wladmir Alves (WL), André da Silva (Retrofit) / (foto 3) Carlos Alberto Brizzi Benevides (Dimensional), Julio Chitman (Chison), Moysés Spilberg (Spil) / (foto 4) Rodrigo Evangelho (MJRE), Luiz Alberto Gonçalves (JRO), Adib José Francisco (Hydra) 

Clique aqui para ler o AEERJ Especial sobre o assunto

01/Dez/2014

Instalações modernizadas

Dentro do processo de profissionalização de seus setores, a AEERJ encerrou a reforma geral de todas as suas instalações. O auditório foi modernizado e a recepção ganhou painéis com os nomes das empresas associadas. Foram criados também novos espaços para os associados, ficando a área administrativa restrita aos funcionários da entidade. 

Os associados têm a sua disposição três salas de reunião, com capacidade para abrigar entre seis e 20 pessoas, e uma sala privativa com duas estações de trabalho. Todas equipadas com telefone e internet wifi. O objetivo da AEERJ é oferecer aos empresários, principalmente aos que têm as sedes de suas empresas afastadas do Centro do Rio de Janeiro, um local confortável para reuniões. 

Abaixo, imagens das novas instalações.

 
 Na recepção, um quadro com o nome das Associadas 
  
Auditório para 100 pessoas foi reformado e conta com moderno sistema de som e imagem


Estação de trabalho.


Estação de trabalho.


Sala 2, para 20 pessoas


Sala 3, para dez pessoas.


Sala 4, para seis pessoas.

30/Nov/2014

AEERJ assina convênio com CFO

A AEERJ assinou um convênio com o Centro de Formação de Operadores (CFO). O objetivo é oferecer às empresas associadas cursos técnicos para capacitação de seus funcionários.

O CFO desenvolve um programa de treinamento de operadores de máquinas, certificando-os dentro da Norma Regulamentadora NR-11, do Ministério do Trabalho. Pela legislação do MT, o operador de máquina pesada precisa ter o certificado de que está apto a trabalhar com o equipamento.

Realizados nos fins de semana, os cursos são divididos em aulas teóricas, realizadas na sede da AEERJ, e  aulas práticas, que acontecem no Centro de Treinamento do CFO. 

O primeiro curso destinou-se a Certificação de Operadores em Equipamentos de Terraplenagem nas seguintes máquinas: Pá Carregadeira, Retroescavadeira, Escavadeira,  Bob Cat, Trator de Esteira e Motoniveladora.

Clique aqui para ler o AEERJ Especial sobre o assunto.

27/Nov/2014

Alunos aprovam curso da AEERJ

Os 54 representantes das empresas Associadas que participaram das duas turmas do curso sobre Desoneração sobre a Folha de Pagamentos nas Obras de Infraestrutura aprovaram a iniciativa da AEERJ com um percentual de 89% para Excelente e Ótima.

O curso ministrado pelo professor Mariano Carneiro, advogado da Colucci Carneiro Advogados Associados teve como objetivo analisar a metodologia das constribuições previdenciárias com base na desoneração sobre a folha de pagamento das empresas de construção de obras de infraestrutura e prestadores de serviços, tendo como base nas seguintes normas: Lei 12.546/2011, 12.715/2012, 12.844/2013, Medida Provisória 651/2014 e Instruções Normativas RFB nº 971/2009 e 1.436/2014. 

Após o primeiro curso realizado em 28 de outubro, os associados solicitaram a abertura de uma nova turma. Em 19 de novembro, mais uma vez o prof. Mariano Carneiro falou sobre desoneração. O curso gratuito para os Associados, ofereceu aos alunos material didático, almoço e certificado de presença.  

Pesquisa com as respostas sem identificação do aluno feita no final do curso apresentou o seguinte resultado: 

23/Set/2014

Associadas usam auditório da AEERJ para treinamento

Após a reforma do auditório da AEERJ, que agora conta com televisões de alta definição e um novo sistema de som, a AEERJ tem recebido pedidos de empresas associadas para utilizá-lo em treinamento de seus funcionários. O auditório tem capacidade para 100 pessoas e sua utilização não tem custo para as associadas.

Um dos usuários foi a Carioca Engenharia, que em carta assinada pela diretora Luciana Reis diz: "Gostaríamos de parabenizar a AEERJ pelas novas instalações que estão à disposição dos associados. Já realizamos treinamento de nossos colaboradores em dois momentos diferentes (29/08 e 11/09) no novo auditório, e o espaço é ótimo." 

16/Set/2014

Apoio ao ciclo de palestras da AEI

Com apoio da AEERJ, a Associação das Empresas de Impermeabilização do Estado do Rio de Janeiro (AEI) realizou nos dias 15 e 16 de outubro o 5º Ciclo de Palestras, com o tema "Impermeabilização de Estruturas Elevadas". A evento aconteceu na sede do Sinduscon-Rio.

15/Set/2014

Crachás para Associados

Assim como funcionários e diretores, os representantes das empresas Associadas ganharam crachás para acesso à sede da AEERJ, evitando, assim, a necessidade de se identificarem na portaria do prédio. Essa iniciativa facilitou a entrada e saída dos Associados para as reuniões ordinárias ou grandes eventos promovidos pela Associação.

22/Ago/2014

Curso sobre o Sistema de Custos da Emop

O curso "Como utilizar corretamente o Sistema de Custos Emop", com oito horas/aula, foi realizado três vezes em 2014. Duas vezes em março (nos dias 12 e 13 e nos dias 19 e 20) e uma vez em agosto, nos dias 20 e 21.

Promovido pela AEERJ, seu objetivo é capacitar o funcionário de empresas associadas a elaborar os orçamentos de obras de construção civil e proceder ao seu acompanhamento financeiro utilizando o Sistema de Custos Unitários da Emop.

O conteúdo programático das aulas, ministradas por Jorge William Teixeira, chefe da Divisão de Composição de Preços da Emop, é dividido em quatro partes: 

I – PREÇO DE VENDA (custo direto, administração local, mobilização/desmobilização e BDI);
II – USO CORRETO DA TABELA DE CUSTOS DA EMOP;
III – MONTAGEM DE ORÇAMENTO E ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO (montagem de composição de custos unitários, regressão e atualização de custos, pesquisas de preços e de mão de obra, exercícios de identificação de itens do Catálogo de Referência, treinamento para utilização correta dos itens de serviços); e
IV – DESONERAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL (MP nº 601/12 E LEI nº 12.844/13).

As turmas se compõem de 15 alunos, que recebem apostila e caderno de exercício para ser utilizado durante as aulas. Ao final do curso, eles recebem Certificado de frequência.

31/Jul/2014

Posse marca nova etapa na AEERJ

A mudança do Estatuto da AEERJ para a contratação de um presidente executivo, com ampla experiência no setor de obras públicas, sem vínculo com nenhuma empresa de engenharia, para trabalhar com independência pelo fortalecimento das empresas do ramo do Rio de Janeiro foi a tônica do discurso do presidente do Conselho Consultivo da AEERJ, Francis Bogossian, na solenidade de posse no dia 28 de julho de 2014. (Clique aqui para ler a íntegra)

Ao tomar posse na mesma cerimônia como presidente executivo da AEERJ, Luiz Fernando Santos Reis afirmou que a melhoria da qualidade da gestão das obras públicas, com projetos bem elaborados e preços que reflitam a realidade do mercado, será o foco de sua atuação.

E acrescentou: "A AEERJ tem como um de seus mais importantes objetivos lutar sem esmorecer, contando com o apoio dos governos estadual e municipais, para que os contratos assinados entre as partes sejam respeitados em sua totalidade."

Luiz Fernando foi muito aplaudido depois de explicar que, se por um lado é exigido que o contratado cumpra suas obrigações executanto a obra com qualidade e dentro do preço e do prazo estipulados, por outro o contratante também deve garantir a emissão dos empenhos, o pagamento em dia, inclusive com reajuste, além de assegurar que as licenças ambientais e as desapropriações não interfiram no andamento das obras. (Clique aqui para ler a íntegra)

No encerramento da solenidade, o vereador Luiz Antônio Guaraná, representando o prefeito Eduardo Paes, falou sobre a importância da engenharia e das empresas do setor na transformação pela qual está passando o Rio de Janeiro.

A cerimônia contou com a entrega dos Prêmios AEERJ – José Luiz Cardoso e AEERJ – Dirceu de Alencar Veloso para os autores das três melhores dissertações de mestrado e das três melhores teses de doutorado de universidades do Estado do Rio de Janeiro.

Este ano, dois oficiais da Marinha foram premiados com suas dissertações em 2º e 3º lugares, o que levou o almirante Luiz Antônio Rodrigues Hecht, da Diretoria de Obras Civis da Marinha, a participar do evento. Em sua fala de agradecimento pela iniciativa da AEERJ, o almirante destacou o investimento da Marinha na formação profissional de seus oficiais e a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.

A premiação é patrocinada pelas empresas associadas da AEERJ. Este ano os prêmios foram entregues por Jefferson Paes (Darwin), Reginaldo Assunção (OAS), Norberto Fernandes (Engetécnica), André Bogossian (Geomecânica), Luciana Reis (Carioca) e Leandro Azevedo (Odebrecht). (Clique aqui para conhecer os premiados, as teses e seus respectivos patrocinadores).

Mais de 300 convidados participaram do evento. Além dos associados, destacavam-se: Thiers Montebello, presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM); Edmar Prado Lopes Filho, ex-presidente da AEERJ; João Lagoeiro Barbará, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); Isaura Fraga, presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); Luiz Edmundo da Costa Leite e Luis Renato Vergara, respectivamente, secretários de Planejamento e de Meio Ambiente de Duque de Caxias; deputados federais Jorge Bittar e Otávio Leite e o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha.

As entidades do setor da construção estiveram representadas por Roberto Kauffmann (Sinduscon); Carlos Eduardo Lima Jorge (COP/CIB); Mauro Viegas (ABCE); José Alberto Peireira Ribeiro (Aneor); Agostinho Guerreiro (Crea-RJ); Wagner Cardoso (CNI); Carlos Alberto Laurito (Sinicesp); e Darcylo Laborne (Sinicon).

   
Foto: Tarso Ghelli
Mesa composta por Thiers Montebello, presidente do TCM; João Lagoeiro Barbará, vice-presidente da Firjan; Francis Bogossian, presidente do Conselho Consultivo; Luiz Fernando Santos Reis, presidente executivo; vereador Luiz Antônio Guanará, representando o prefeito Eduardo Paes; e almirante Luiz Antônio Rodrigues Hecht, da Diretoria de Obras Civis da Marinha.

  

  
Foto: Tarso Ghelli
Conselheiros eleitos para o triênio 2014-2017, da esquerda para a direita: Jefferson Paes (Darwin), Gustavo Souza (Queiroz Galvão), Alberto Quintaes (Andrade Gutierrez), Carlos Alberto Brizzi (Dimensional), João de Deus (Arkhe), José Ary Lacombe (FW Engenharia), Leandro Azevedo (Norberto Odebrecht), Walter Moraes (Engetécnica), Roberto José Teixeira Gonçalves (Carioca), Reginaldo Assunção (OAS), Antonio Machado (Vile Romi), Moysés Spilberg (Spil), Marcos Andrade (União Norte) e Marcelo Silva Neto (Contemat).

17/Jun/2014

Clipping AEERJ, um novo serviço

Em julho, a Associação passou a oferecer aos associados um novo serviço: o Clipping AEERJ. Enviado nos dias úteis pela manhã, por e-mail, o clipping traz uma seleção das principais matérias relativas ao nosso setor publicadas nos jornais de grande circulação e nos sites de notícias.

Ao mesmo tempo, as Notícias AEERJ continuam a ser enviadas no final do dia, concentrando o noticiário em licitações de obras públicas, atos dos governos do estado e do município, ações da AEERJ, eventos etc.

16/Jun/2014

AEERJ discute aditivos no TCU

Aditivos/supressão de itens do contrato foi o tema discutido em Brasília, no dia 11 de junho de 2014, pelo presidente executivo da AEERJ, Luiz Fernando Santos Reis, com o secretário de Fiscalização de Obras, Aeroportuárias e de Edificação do Tribunal de Contas de União (TCU), José Ulisses Rodrigues Vasconcelos, e com o diretor da 1ª Secretaria de Fiscalização de Obras, André Pachioni Baeta.

A reunião contou com a presença do presidente eleito da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e do futuro presidente da Comissão de Obras Públicas (COP) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, além de outros membros da COP.

10/Jun/2014

AEERJ: novo endereço eletrônico

Dentro do processo de profissionalização da AEERJ, foi alterado o domínio na internet de uma empresa comercial "aeerj.com.br" para organização não governamental "aeerj.org.br". A partir de 10 de junho de 2014, esse é o novo domínio e todos os e-mails e o site foram redirecionados para esse novo endereço eletrônico.

 
00:00:02 Alterar a senha | , sair Valid XHTML 1.0 Transitional